5 CUIDADOS COM A PELE
5 Cuidados com a pele no inverno

A saúde da pele pode precisar de cuidados específicos nas estações mais frias do ano. A baixa umidade do ar e a queda de temperatura levam à diminuição natural da transpiração corporal e isso faz com que a pele fique mais seca.

É nessa época também que os banhos mais quentes são frequentes. A água quente provoca uma remoção da oleosidade natural da pele de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico — a camada que retém a umidade da pele.

Pensando nesses cuidados, separamos algumas dicas para ajudar você a manter os cuidados com a pele no inverno. Confira!

DICAS PARA CUIDAR DA PELE NO INVERNO

1. INVISTA NA ALIMENTAÇÃO E NA HIDRATAÇÃO

Este é o primeiro passo para uma pele saudável em qualquer estação do ano. No inverno, legumes, hortaliças e frutas devem fazer parte do seu cardápio de maneira bastante relevante. Afinal, esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres e retardam o envelhecimento da pele.

Quando está frio lá fora, a ingestão de líquidos tende a diminuir, mas um corpo bem hidratado internamente é fundamental para uma pele mais macia e elástica.

Lembre-se de que a baixa umidade do ar, característica do inverno, tende a “roubar” a umidade da pele, então, crie uma rotina de ingestão de líquido — principalmente água — ao longo do dia.

5 Cuidados com a pele no inverno
5 Cuidados com a pele no inverno

2. MANTENHA A PELE LIMPA

A limpeza da pele no inverno é muito importante. Ela atua na renovação celular, além de desobstruir os poros e permitir uma melhor absorção dos ativos presentes nos produtos cosméticos que você aplica diariamente.

Durante o inverno, use as espumas de limpeza, que são menos agressivas. A aplicação de água termal também é recomendada. Borrife o produto ao longo do dia. Ele ajuda a manter a hidratação e a nutrir a pele do rosto.

3. DURMA BEM

A boa notícia é que, no inverno, nossa predisposição para dormir um pouco mais tende a aumentar, e isso ajuda nos cuidados com a pele. Dormir bem é fundamental para que o organismo mantenha o equilíbrio bioquímico, realizando a produção e a liberação de hormônios com mais eficiência.

A renovação celular que ocorre nesse processo traz benefícios que podem ser refletir diretamente sobre a saúde da pele, especialmente no retardo dos sinais de envelhecimento. Portanto, invista em boas noites de sono!

4. CUIDE BEM DOS LÁBIOS

As temperaturas mais baixas também exigem cuidados específicos com os lábios. A ação de agentes como o sol, o vento e o clima seco, aliada à queda da temperatura que também favorece a perda natural da umidade do corpo, provoca o ressecamento da pele dos lábios.

Além disso, a saliva, em contato frequente com a superfície labial, acaba dificultando a cicatrização e estimulando irritações na região. Por isso, é importante reforçar a hidratação nos lábios nessa época do ano.

Também é importante evitar o hábito de passar a língua sob os lábios ressecados e arrancar as peles da boca, que tendem a surgir com o ressecamento, para mantê-los sempre lindos.

5. APROVEITE OS TRATAMENTOS DERMATOLÓGICOS

O inverno é a melhor época do ano para a realização de tratamentos dermatológicos, uma vez que as pessoas se expõem menos ao sol e a incidência de radiação UV tende a ser menor.

A época é bastante propícia, por exemplo, para a realização de peelings que atuam na remoção de marcas e atenuam linhas e rugas, e também para os procedimentos a laser, usados para tratar manchas, combater o envelhecimento e remover pelos de maneira definitiva.

Dermatologia Estética

Agende seu horário

Autoestima é uma construção feita ao longo do tempo, da vida, e minha realização é caminhar ao lado de cada paciente durante essa grande jornada