acne é uma condição cutânea comum que acontece quando os folículos capilares sob a pele ficam entupidos. O óleo e as células mortas da pele tapam os poros, e surtos de lesões (muitas vezes chamadas de borbulhas) podem acontecer. As lesões aparecem mais comumente na face, podendo ocorrer também, em casos mais graves, nas costas, ombros e peito.
Além do incômodo das lesões, o comprometimento estético determinado pelas cicatrizes que ficam, pode comprometer a qualidade de vida do paciente, atingindo seu lado psicológico.
Acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem na pele devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Frequentemente vista na fase da adolescência, pode ser vista também na vida adulta, principalmente em mulheres.
Os hormônios sexuais, que começam a ser produzidos na puberdade, são os principais responsáveis pelas alterações nas características da pele e surgimento da acne. Eles são produzidos tanto nos ovários, quanto nos testículos, como também nas glândulas suprarenais.
Além desses hormônios, outras causas podem estar relacionadas com o surgimento da acne, como estresse, período pré menstrual, medicamentos como corticoides, vitaminas do complexo B, exposição exagerada ao sol, uso de suplementos de academia, entre outros.
A acne é uma doença que atinge pessoas de todas as idades, sendo mais comum durante a puberdade e no início da juventude. Algumas pessoas desenvolvem a doença mais tarde, entre os 20 e os 40 anos de idade. O distúrbio varia em suas formas, e em casos mais graves, pode deixar cicatrizes, manchas e alterações na pele.
Embora essas lesões não gerem nenhum prejuízo direto à saúde, podem causar grande desconforto estético afetando a autoestima e a qualidade de vida dos indivíduos afetados
O tratamento de cicatrizes de acne é bastante variado e depende muito de cada paciente, em especial da profundidade das suas lesões. De qualquer forma, um planejamento e um acompanhamento adequados são essenciais ao sucesso do tratamento.
COMO PREVENIR E CUIDAR DA ACNE?
Para auxiliar no tratamento ou prever novos casos, podem ser tomadas algumas atitudes simples:
- lave suavemente a pele uma ou duas vezes ao dia;
- não toque a pele com as mãos sujas;
- mantenha seu cabelo longe do rosto;
- use sabonetes ou loções específicas para reduzir o excesso de oleosidade da pele;
- quando sair ao sol, use filtro solar com FPS ideal para sua pele;
- ao suar, tome um banho assim que possível;
- lave seus cabelos assim que perceber excesso de oleosidade;
- evite usar gel, mousse, creme sem enxágue ou pomada de cabelo;
- não toque seu rosto com frequência;
- vista roupas leves, feitas com tecidos naturais como o algodão;
- não se exponha a óleos ou produtos químicos frequentemente;
- jamais esprema suas espinhas, pois isto agrava a inflamação;
- beba muita água, ela hidratará sua pele e eliminará as toxinas que poderão obstruir os poros;
- consuma alimentos ricos em vitamina A, que diminuem a produção excessiva de sebo. Fontes: salmão, cenoura, brócolis e espinafre;
- aposte nos alimentos ricos em zinco, pois eles possuem propriedades anti-inflamatórias e acalmam a pele irritada. Exemplos: castanha brasileira, ostra e gérmen de trigo;
- as vitaminas E e C também são importantes para o tratamento de acne. Elas são anti-inflamatórias, atuam na formação de colágeno e regulam a ação hormonal. Estão presentes em: frutas cítricas, mamão, acerola, batata-doce, azeite de oliva, abacate e folhas verdes, entre outros;
- alimentos ricos em selênio, como ovos, peixes, castanhas e gérmen de trigo atuam na melhora do aspecto da pele e os resultados podem ser vistos após doze semanas;
- modere o consumo de açúcar e carboidratos simples, evitando gorduras saturadas.
O QUE SÃO CICATRIZES DE ACNE?
As cicatrizes de acne são as marcas deixadas pela manipulação inadequada de espinhas e cravos. Ao contrário do que se pensa, espremer essas pequenas bolsas não dá fim ao problema, mas pode torná-lo ainda pior.
Além desta, outra situação pode estar por trás do aparecimento dessas cicatrizes. Geralmente, elas aparecem em pacientes com graus mais avançados de acne, entre 3 e 5, na maioria dos casos. Em geral, fisiopatologicamente falando, as cicatrizes se originam de um processo inflamatório local prolongado.
Esta reação, que é na verdade uma tentativa de proteção do corpo, acaba se intensificando além do esperado e impedindo que as células executem adequadamente a cicatrização. Ao invés da pessoa ter a sua pele renovada, o organismo do indivíduo produz enzimas que destroem as fibras colágenas, fibras essas que exercem papel fundamental no processo cicatricial. O resultado visível de tudo isso é uma cicatriz imperfeita.
Clinicamente, as cicatrizes de acne se dividem em três tipos distintos:
- Cicatrizes atróficas: São deprimidas e aparecem predominantemente em regiões temporais.
- Cicatrizes hipertróficas: São abauladas e se restringem a área da lesão da acne, geralmente possui uma coloração diferente do restante da pele.
- Hipercrômicas: A principal marca deste tipo de cicatriz é o aparecimento de manchas acastanhadas nas áreas onde haviam espinhas e cravos.
TRATAMENTOS PARA CICATRIZES DE ACNE
Existem diversos tratamentos que são úteis para correção das cicatrizes de acne, entretanto, a escolha depende de cada caso. Algumas pessoas podem utilizar um método mais simples e obter um bom resultado, existem outros casos em que o tratamento é mais dificultoso e demorado.
A seguir apresento algumas das melhores opções para tratar as temidas cicatrizes de acne:
- Peelings químicos
- Dermoabrasão
- Preenchimento cutâneo
- Elevação de cicatrizes
- Excisão e sutura simples
- Ressurfacing com Laser
- Subcisão
- Microagulhamento
- Radiofrequência
AGENDE SUA CONSULTA
Excelente profissional 👏🏼
Profissional excelente! Atenciosa e muito competente!
Ótima profissional, super recomendo.
Perfeito atendimento, ótima profissional!!
Atendimento maravilhoso! Atendeu minhas queixas. Profissional impecável!!! Recomendo 😘
Excelente profissional, super recomendo 🤩🤩🤩
Excelente médica