dermatologista é o médico que cuida da pele de todo o corpo e seus anexos (cabelos e unhas). Dentro desse cuidado são englobadas medidas de tratamento, prevenção e promoção da saúde e bem estar. Existem duas grandes vertentes da dermatologia atualmente: a dermatologia clínica, que cuida das doenças, e a dermatologia estética que cuida do embelezamento.
No âmbito da dermatologia clínica o dermatologista é capacitado para tratar de todas as afecções do tegumento, mas seu trabalho pode ir muito além disso, visto que existem diversas doenças internas e graves que podem se manifestar na pele e darem pistas do seu diagnóstico precoce. Neoplasias, doenças inflamatórias, doenças reumatológicas, dentre tantas outras, podem levantar suspeitas e devidamente investigadas através de achados na pele. Sem contar que muitas vezes a pele se apresenta como um reflexo do estado psicológico do indivíduo e dá a oportunidade de serem feitas as intervenções necessárias para a melhoria da qualidade de vida do paciente.
A consulta dermatológica se baseia na anamnese, que é a história dirigida pelo médico e no exame físico. O principal instrumento do dermatologista durante o exame físico é a sua visão mas hoje existem aparelhos que podem auxiliar seu diagnóstico, como lupas e o dermatoscópio. Portanto, na hora de ir ao dermatologista, não se sinta inibido ao ser solicitado a retirar sua vestimenta, a pele de todo o corpo é sua área de atuação.
O QUE É DERMATOSCOPIA?
A dermatoscopia é a principal ferramenta diagnóstica para o dermatologista. Hoje em dia, trata-se de um exame quase que indispensável durante uma consulta dermatológica. É um exame que, de forma não invasiva, avalia as pintas do corpo e pode identificar precocemente alguns tipos de câncer de pele, diferenciando as lesões benignas das lesões de risco. Para realizar esse exame é usado o dermatoscópio, um aparelho similar a uma lupa que permite ampliar a imagem da pele em cerca de 30 vezes, proporcionando uma visão em profundidade, facilitando a análise e documentação das manchas e ou pintas, especialmente quando existe a necessidade de acompanhar a evolução do quadro clínico.
Existem diversos tipos e marcas de dermatoscópios, mas todos são capazes de oferecer a ampliação necessária à observação do padrão e das estruturas sugestivas de malignidade das lesões. Além disso, o dermatoscópio também pode ser utilizado no diagnóstico de doenças dos fios e couro cabeludo, micoses de unha e outras doenças de pele em que é necessário um aumento das estruturas para facilitar o diagnóstico. .
O exame dermatoscópico é realizado encostando-se o aparelho na pele a ser examinada, diretamente ou com uma lâmina de gel de contato entre o aparelho e a pele do paciente, na dependência do que se pretende observar. O aparelho é facilmente higienizado com álcool entre o exame de cada pessoa de forma a garantir a segurança e a saúde do paciente.
Com o advento da dermatoscopia foi possível reduzir muito a quantidade de lesões com necessidade de remoção cirúrgica e envio à biópsia para análise, pois ela permite que as imagens sejam avaliadas com muito mais detalhamento. No caso de lesões suspeitas, é possível inclusive salvar as imagens geradas e realizar avaliações sucessivas e, dessa forma, acompanhar as modificações das pintas antes de se optar por sua retirada.
O QUE É A CIRURGIA DERMATOLÓGICA?
A cirurgia dermatológica é a área da Dermatologia especializada em procedimentos cirúrgicos, estéticos e oncológicos realizados na pele, que têm por objetivo prevenir, restaurar e manter a saúde de sua pele, cabelo ou unhas.
Um cirurgião dermatológico é sempre um médico com título de especialista em Dermatologia, conferido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e também da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).
Nem todos os procedimentos realizados pelo cirurgião dermatológico são procedimentos cirúrgicos grandes. Técnicas minimamente invasivas cada vez mais fazem parte do arsenal terapêutico do dia a dia do dermatologista. Logo, um cirurgião dermatológico da SBCD pode ter foco de atuação em cirurgia dermatológica geral, oncologia cutânea e também em cosmiatria ou em procedimentos estéticos minimamente invasivos.
Quais os segmentos da cirurgia dermatológica?
- Tumores benignos e câncer de pele;
- Tratamento de cicatrizes;
- Biópsias de pele;
- Retirada de pintas ou verrugas.
AGENDE SUA CONSULTA
Excelente profissional 👏🏼
Profissional excelente! Atenciosa e muito competente!
Ótima profissional, super recomendo.
Perfeito atendimento, ótima profissional!!
Atendimento maravilhoso! Atendeu minhas queixas. Profissional impecável!!! Recomendo 😘
Excelente profissional, super recomendo 🤩🤩🤩
Excelente médica