flacidez corporal pode acontecer tanto em mulheres ou em homens, e quando ocorre, torna-se um grande incômodo.
Ela acontece quando a pele perde o tônus, e isso pode acontecer por vários motivos, mas os principais são: influência genética, perda de peso importante de forma muito abrupta, com dieta inadequada, ou devido ao processo de envelhecimento.
A flacidez corporal é um processo que acontece naturalmente com o processo de envelhecimento e que se dá pela perda das fibras de colágeno, responsáveis por conferir firmeza a pele. Essas fibras são degradadas a uma velocidade maior do que são produzidas a partir dos 25 anos de idade, e, aos 30 anos, nós deixamos de produzir essa proteína e passamos a degradá-la cada vez mais a cada ano, principalmente nas mulheres, por conta de questões hormonais e, na menopausa, essa degradação ocorre de forma acelerada, fazendo com que haja substituição de músculos por gordura, o que influencia diretamente na qualidade da pele tanto facial quanto corporal.
Esse processo é acelerado quando se tem uma rotina desregrada de saúde, com alimentação hipocalórica, dietas muito restritivas, que faz com que não haja produção de massa magra, que também ajuda a sustentar tecido. Além da dieta irregular, falta de atividade física, levando a atrofia dos músculos, acaba sendo um agente catalizador desse processo.
A flacidez é um dos principais sinais do envelhecimento da pele, e ocorre devido à perda ou dano ao colágeno, que é uma proteína importante presente em determinados tecidos do nosso corpo, dando a eles características de elasticidade, sustentação e firmeza. O colágeno é a proteína mais abundante no nosso organismo (cerca de 25% de toda proteína corporal), sendo o principal elemento fibroso da pele e, também, um importante componente para o tônus muscular.
Devido ao processo natural de envelhecimento e também a fatores ambientais (como tipo de alimentação, falta de atividades físicas, emagrecimento muito rápido, exposição ao sol sem a devida fotoproteção e tabagismo), ocorre à diminuição da formação de colágeno assim como o desgaste das fibras colágenas já existentes, importantes para a sustentação e firmeza da pele.
A elasticidade também diminui, pois há destruição das fibras elásticas principalmente pelos danos cumulativos do sol e predisposição genética à flacidez em algumas pessoas.
Condicionamento físico e equilíbrio alimentar são fatores importantes no combate e na prevenção da flacidez. Junto a isso, temos hoje também uma gama de tratamentos de dermatologia estética, que agem com grande eficácia nos tratamentos da flacidez corporal.
TIPOS DE FLACIDEZ
Muscular (profunda)
A flacidez muscular é causada por sedentarismo, alimentação inadequada, efeito sanfona, famoso, engorda-emagrece-engorda, e exposição solar.
Cutânea (superficial)
A flacidez cutânea ocorre, principalmente, devido à redução desestruturação das fibras colágenas e elásticas. O resultado é a pele “caída” e com aspecto envelhecido.
Apesar de ser um processo natural, alguns hábitos podem agravar ou adiantar o aparecimento da flacidez cutânea, como: má alimentação, exposição excessiva ao sol, sedentarismo e estresse.
As áreas sempre cobertas como barriga, mamas e nádegas são mais preservadas do que áreas foto expostas como pernas, braços, colo, pescoço e mãos
Há vários tratamentos para flacidez da pele, desde cremes com ácidos, vitaminas antioxidantes até equipamentos de radiofrequência e infra vermelho. O principio fundamental destes tratamentos é estimular a formação de colágeno para tonificar a pele.
TRATAMENTOS PARA FLACIDEZ CORPORAL
ÁCIDO POLILÁTICO
O ácido poli-L-láctico é uma substância 100% biocompatível e biodegradável, que já é usada há alguns anos na medicina, ajudando nos processos de cicatrização cirúrgica. Na dermatologia estética, essa substância vem se revelando uma excelente opção para o tratamento da flacidez, sendo também um material utilizado nas técnicas com fios de sustentação.
Uma vez aplicado corretamente na região a ser tratada, o ácido poli-L-láctico age estimulando a proliferação de fibroblastos (as células estruturais básicas da derme, responsáveis pela produção de colágeno pelo organismo), diminuindo significativamente a flacidez.
Por isso, além do seu uso em tratamentos faciais, o ácido poli-L-láctico tem sido também um agente muito especial nos tratamentos de flacidez corporal.
Ao ser injetado na região em que se quer tratar a flacidez, o ácido poli-L-láctico forma uma espécie de malha de sustentação na região, revertendo o processo de “queda” (ptose) da pele.
No corpo, pode ser utilizado para melhorar a flacidez e a celulite na região das coxas, glúteos e abdome (após emagrecimento, parto ou após lipospiração, por exemplo) e também na parte interna dos braços (o famoso “tchauzinho”).
A indicação do tratamento deve ser feita após uma criteriosa avaliação clínica para avaliar a área de flacidez do paciente. Caso o procedimento seja eleito como a melhor alternativa para o caso avaliado, a injeção é feita pelo médico dermatologista.
Após a realização do procedimento é recomendável a aplicação de massagens na região, para evitar a formação de pequenos nódulos, otimizando, assim, os resultados do tratamento contra a flacidez. Isso ajuda a distribuição do produto de forma satisfatória e na sua assimilação pelo organismo, estimulando a produção de colágeno e elastina.
RADIOFREQUÊNCIA
O que é: Indicado para remodelação do contorno corporal e facial, melhora a aparência de estrias, celulite e flacidez. O método da radiofrequência é indolor e não impede a exposição solar, e nem descama a pele.
O aparelho combina a radiofrequência multipolar com pulsos magnéticos, resultando na proliferação de fibroblastos e aumento da síntese de colágeno e elastina. Como há aquecimento do tecido gorduroso, podemos observar também redução de medidas nos tratamentos corporais.
POWER SHAPE
Este aparelho combina três tecnologias: radiofrequência, sucção a vácuo e laser infravermelho e possui ampla indicação estética, podendo ser utilizado no tratamento da gordura localizada, celulite e flacidez.
A radiofrequência tripolar age de forma localizada: na camada mais superficial da pele tonifica os tecidos e combate a flacidez; na camada mais profunda, aquece as células adiposas e acelera o metabolismo da gordura.
O laser infravermelho penetra mais facilmente na pele já que a radiofrequência a prepara, deixando-a mais lisa. Este, por sua vez, gera calor e promove o processo de destruição das células de gordura, além de também promover o estímulo a produção de novo colágeno, o que contribui com a elasticidade e firmeza da pele.
A sucção e a estimulação mecânica contribuem no processo de eliminação da gordura uma vez que beneficia a circulação sanguínea e estimula o sistema linfático.
O Power Shape pode ser utilizado em diversas regiões como abdômen, braços, pernas, coxas, glúteos, entre outras. Este aparelho é indolor e a sessão dura cerca de 40 minutos, dependendo da área tratada.
ULTRASSOM MICROFOCADO
O ultrassom microfocado proporciona efeito de lifting de forma não-invasiva e não cirúrgica. As ondas do ultrassom conseguem atingir e aquecer as camadas mais profundas da pele até a fáscia muscular, gerando pontos de coagulação térmica, desnaturação e posterior contração das fibras colágenas. Este processo gera a produção prolongada de novos colágenos e elastina, além da contração do Sistema muscular aponeurótico superficial (SMAS), um feixe de fibra musculares encontrado abaixo da pele que ajudam na sustentação da área tratada, promovendo efeito de lingting imediato.
No corpo pode ser aplicado no abdômen, interno de coxas, glúteos, joelho, braços, além do rosto, pescoço, colo.
CARBOXITERAPIA
Além de um poderoso tratamento para flacidez, a carboxiterapia auxilia no combate às estrias, celulites, olheiras e gorduras localizadas. Realizada por meio da aplicação de injeções de gás carbônico na pele, promove a melhoria da circulação sanguínea e estimula o metabolismo sem agredir o organismo.
A carboxiterapia também contribui para a produção de colágeno, fator bastante importante, já que a flacidez é resultado da diminuição dessa proteína.
CORRENTE RUSSA
O procedimento é mais indicado nos casos em que as mulheres desejam fazer um tratamento para flacidez pós-parto, pois estimula os músculos de maneira mais eficiente do que em um exercício abdominal e pode diminuir a diástase, bastante comum por conta do período da gravidez.
A corrente russa nada mais é que o uso de eletrodos, que são colocados na pele para contrair os músculos com a ajuda de uma corrente elétrica de baixa intensidade. Por ser totalmente segura, é possível iniciar 15 dias após o parto normal ou um mês após a cesárea. Também pode ser realizado cinco vezes na semana.
COMO EVITAR A FLACIDEZ CORPORAL
ALIMENTOS FUNCIONAIS
Por outro lado, as chamadas “gorduras boas” (monoinsaturadas), como acontece com o abacate, ajudam a preservar a elasticidade dos tecidos. A aveia também é outro exemplo de alimento funcional nesse sentido. Ela é rica em silício, mineral fundamental para a produção de colágeno. Outros alimentos importantes para a saúde da pele são: frutas cítricas, carnes vermelhas, frango, peixes, ovos, queijos, leite, iogurte, grão-de-bico, soja e lentilha. Monte um bom plano nutricional, levando em consideração também os limites diários de consumo de calorias.
EXERCÍCIOS LOCALIZADOS
A prática regular de atividade física é fundamental para o bom funcionamento do organismo de uma maneira geral. Sob orientação adequada, é possível montar um bom plano de treino, com algumas sequências específicas para combater a flacidez nos locais onde ela tem maior tendência a aparecer. A tonificação muscular – que é diferente da hipertrofia da musculatura – é um quesito importante para quem quer evitar a flacidez, principalmente durante as dietas de emagrecimento.
EVITE AÇÚCAR E FRITURAS
Talvez esta seja a dica mais importante para combater a flacidez. Uma dieta saudável e bem equilibrada faz toda a diferença para a jovialidade da pele. Alimentos ricos em sódio e açúcar, por exemplo, prejudicam a produção de colágeno. Já as frituras e as gorduras saturadas em geral comprometem o transporte de oxigênio para os tecidos do corpo.
EVITE ÁGUA QUENTE
Banhos excessivamente quentes prejudicam a elasticidade da pele. Tome banhos mornos, de preferência. Quando a pessoa tem boa resistência à água fria, duchas geladas sobre a região com maior incidência de flacidez também podem ajudar a estimular a tonificação da região.
HIDRATE SEU CORPO
Beber muita água é a principal forma de hidratar as células do organismo. Além disso, produtos hidratantes ajudam a nutrir a pele. Produtos que contenham a coenzima Q10, colágeno, retinol ou elastina, além de outras proteínas, ajudam a manter a pele firme. A melhor hora para aplica-los é logo após o banho, quando os poros estão mais dilatados e, por isso, receptivos à penetração desses produtos.
AGENDE SUA CONSULTA
Excelente profissional 👏🏼
Profissional excelente! Atenciosa e muito competente!
Ótima profissional, super recomendo.
Perfeito atendimento, ótima profissional!!
Atendimento maravilhoso! Atendeu minhas queixas. Profissional impecável!!! Recomendo 😘
Excelente profissional, super recomendo 🤩🤩🤩
Excelente médica