PAPADA
GORDURA LOCALIZADA NA PAPADA
A

papada é a região abaixo do queixo, muitas vezes incomodam os pacientes devido ao acúmulo de gordura localizada e/ou de pele, gerada pela perda da sustentação. O músculo platisma que se insere na região da mandíbula contribui para puxar a pele para baixo e aumentar ainda mais o aspecto desta flacidez.
O excesso de depósitos gordurosos sob o queixo, e a flacidez da pele do pescoço, podem ser causados por uma variedade de fatores, incluindo idade, hereditariedade, e condições ambientais. O sol também pode destruir as fibras de colágeno, contribuindo para a flacidez da pele.

Depois que a papada apareceu podem ser aplicados cremes firmadores para estimular a produção de colágeno, além de procedimentos de dermatologia estética, como a criolipólise, radiofrequência, o ultrassom microfocado e a aplicação de ácidos, que ajudam no tratamento da papada.

Clique aqui e agende uma consulta!

O QUE É PAPADA?

A papada é um incômodo na vida de muita gente, e ninguém gosta dela. Trata-se daquele acúmulo de gordura ou de pele na região abaixo do queixo, tanto que algumas pessoas a chamam de queixo duplo.

A causa da aparecimento da papada muitas vezes não é por culpa do pescoço, mas sim do rosto, isso porque, com processo de envelhecimento, começa a ter uma descida da musculatura, da gordura, dos ligamentos, dessas partes moles e também da própria pele do rosto e causar esse acúmulo de gordura.

Consequentemente, isso impacta no pescoço, tanto que, em muitos casos, apenas reposicionar os tecidos, fazer a sustentação do rosto já melhora a papada parcialmente ou completamente.

Uma das principais causas da papada é o excesso de peso, o que leva a um acúmulo de gordura na região. Outros fatores que podem contribuir, são a flacidez da pele e do sistema musculoaponeurótico superficial — formado pelas fibras musculares e pela membrana que as envolve. O efeito sanfona, principalmente com variação de mais de 10 quilos, também pode impactar na piora da rigidez da pele.

Junto desses fatores, a genética faz toda a diferença, uma vez que, algumas pessoas apresentam a região volumosa por tendência familiar, mesmo quando jovens. A genética influencia diretamente em aspectos como a gordura e a flacidez.

TRATAMENTO PARA PAPADA 

A pele do pescoço perde força e elasticidade à medida que envelhecemos, resultando na formação de linhas horizontais na superfície dessa região, além de flacidez local, comumente referida como “papada”. A genética, a idade e o efeito sanfona são as causas mais comuns do volume e aspecto caído dessa área. Além do envelhecimento, pessoas com alto índice de gordura corporal costumam ter papada, mas nesses casos nem sempre há flacidez.

Devido à sua localização, a papada é muito notada, causando muitas vezes insatisfações estéticas. A melhora da papada restitui uma aparência mais esbelta e define melhor o contorno facial. A gordura submentoniana (abaixo do queixo) e a flacidez da região cervical são queixas que até há pouco tempo só podiam ser tratadas através de procedimentos cirúrgicos. Atualmente, dispomos de procedimentos modernos e minimamente invasivos que atuam destruindo as células de gordura locais e estimulando a produção de colágeno com consequente efeito tensor dessa área.

Em geral, os tratamentos são indicados dependendo do tipo de papada: com depósito de gordura ou flacidez.

Papadas por depósito de gordura

Mesoterapia de papada: Também conhecida como Lipo Enzimática ou lipo sem cortes, ela se caracteriza por pequenas injeções do ácido desoxicólico no local com excesso de gordura. Este ácido é feito a partir de uma molécula existente em nosso organismo, proveniente dos ácidos biliares e é usado para induzir a lipólise, ou seja, a destruição das células de gordura locais. Uma vez destruídos, os adipócitos não podem mais armazenar gordura.

Esse procedimento é pouco doloroso, rápido e realizado com anestésico tópico. O paciente pode retornar às suas atividades normais imediatamente. Os resultados ficam mais perceptíveis de 15 a 30 dias após a sessão. A dermatologista indicará o número de sessões necessárias: geralmente de 3 a 4 sessões com intervalos de 30 a 40 dias entre elas. Os resultados podem ser ainda melhores se associados ao preenchimento com ácido hialurônico, Sculptra® e aplicação de toxinas, alcançando uma melhor harmonização facial.

Papada por flacidez

Nesses casos, não adianta a destruição de células gordurosas, pois em geral os pacientes com flacidez são até magros. Nesse segundo tipo de papada, os tratamentos são voltados para o estímulo de colágeno na região, podendo ser feitos com Sculptra®, Radiesse®, Fio Silhouette ou Laser.

É muito importante que a flacidez da face também seja tratada, pois a flacidez vem como um “bloco”, desde cima até embaixo. De nada adianta tratarmos somente o pescoço, se vem um excesso de pele caindo desde lá de cima.

Confira mais sobre papada no site da SBD-SP.

AGENDE SUA CONSULTA

Aline Menezes

Excelente profissional 👏🏼

Cida Ferreira

Profissional excelente! Atenciosa e muito competente!

Aline Souza

Ótima profissional, super recomendo.

Keila Tamires Freire

Perfeito atendimento, ótima profissional!!

Kamila Ortelan

Atendimento maravilhoso! Atendeu minhas queixas. Profissional impecável!!! Recomendo 😘

Andreia Bernardo

Excelente profissional, super recomendo 🤩🤩🤩

Edina Santos

Excelente médica

FALE CONOSCO

    Diga como podemos ajudar